Bem-vindos a WebQuest "Novas Tecnologias da Educação!"Sabemos que do giz ao computador a tecnologia sempre esteve presente na escola servindo de mediação entre a ação e a aprendizagem de professores e alunos. Em geral, esses recursos tecnológicos não foram criados para uso educacional. Entretanto, considerando o potencial de transmissão, informação e comunicação destes, a escola tem utilizado tais instrumentos como meio pedagógico para otimização do processo educativo.
É cada vez mais freqüente o uso de ferramentas tecnológicas avançadas nas salas de aula. O computador, juntamente com seu principal recurso, a Internet, tem suscitado calorosos debates acerca de sua eficácia ou não para a educação escolar, enquanto as escolas estão montando seus laboratórios, equipando-os com os mais novos acessórios informáticos (software e hardware).
O uso da Internet, em experiências com projetos educativos em todos os níveis de ensino, revela que tal recurso origina ambientes de aprendizagem muito diferentes das tradicionais aulas presenciais, no que se refere aos papéis dos professores e alunos, ao fluxo das informações, ao grau de autonomia e participação dos alunos e ao desenvolvimento de competências complexas como as que envolvem a resolução de problemas (Padilha, 2000; Moran, 1997).
Contudo, tais experiências também revelam que estes resultados só são realmente proveitosos e eficientes, quando os professores possuem uma preparação técnica-pedagógica para este fim (Padilha, op. cit; Andrade, et. al. 2000).
Nenhum comentário:
Postar um comentário