terça-feira, 21 de outubro de 2008

Apresentação

Esta webquest foi desenvolvida para a avaliação da disciplina de Internet e Educação do Curso de Informática em Educação IED da Universidade Federal de Lavras UFLA, em complementação aos trabalhos realizados durante 1º Encontro Presencial. Sua criação é destinada a alunos do 6º Período do Curso Normal Superior, na disciplina Novas Tecnologias da Educação. Somos a dupla03 e após o estudo sobre webquest e várias consultas a outros sites, estamos refazendo a nossa webquest para uma nova avaliação !

1- Introdução

Bem-vindos a WebQuest "Novas Tecnologias da Educação!"

Sabemos que do giz ao computador a tecnologia sempre esteve presente na escola servindo de mediação entre a ação e a aprendizagem de professores e alunos. Em geral, esses recursos tecnológicos não foram criados para uso educacional. Entretanto, considerando o potencial de transmissão, informação e comunicação destes, a escola tem utilizado tais instrumentos como meio pedagógico para otimização do processo educativo.


É cada vez mais freqüente o uso de ferramentas tecnológicas avançadas nas salas de aula. O computador, juntamente com seu principal recurso, a Internet, tem suscitado calorosos debates acerca de sua eficácia ou não para a educação escolar, enquanto as escolas estão montando seus laboratórios, equipando-os com os mais novos acessórios informáticos (software e hardware).


O uso da Internet, em experiências com projetos educativos em todos os níveis de ensino, revela que tal recurso origina ambientes de aprendizagem muito diferentes das tradicionais aulas presenciais, no que se refere aos papéis dos professores e alunos, ao fluxo das informações, ao grau de autonomia e participação dos alunos e ao desenvolvimento de competências complexas como as que envolvem a resolução de problemas (Padilha, 2000; Moran, 1997).


Contudo, tais experiências também revelam que estes resultados só são realmente proveitosos e eficientes, quando os professores possuem uma preparação técnica-pedagógica para este fim (Padilha, op. cit; Andrade, et. al. 2000).

2- Tarefas

Cumpra as tarefas abaixo:
1- Assista ao vídeo "O computador como ferramenta de ensino" exibido pela TV Vanguarda:

2- Acesse os sites abaixo:

http://edutec.net/Textos/Alia/PROINFO/prf_txtie02.htm (Texto de José Armando Valente)

http://www.moran10.blogspot.com/ (Texto de José Manuel Moran)

3-Forme duplas com os colegas.

4- Produza um texto no qual estabeleça pontos comuns aos dois textos e ao vídeo assistido.

3- Processo


Para esta etapa, deverão ser seguidos os passos discriminados abaixo:
  1. Assitir ao vídeo e anotar as questões relevantes.
  2. Acessar os sites, ler os textos e anotar os pontos que mais chamaram a atenção e que sejam relevantes quanto à formação do professor.
  3. Formar duplas com os colegas.
  4. Criar um texto, contendo introdução, desenvolvimento, conclusão e bilbiografia, com base nos sites visitados e no vídeo assistido e enviar para julianafic@yahoo.com.br

4- Avaliação


Os textos deverão ser enviados para o e-mail: julianafic@yahoo.com.br e serão analisados de acordo com os seguintes critérios:

  • Texto com Introdução, Desenvolvimento e Conclusão; (2,0 pts)

  • Notas de rodapé; (1,0 pt)

  • Coerência no discurso; (2,0 pts)

  • Citações; (1,0 pt)

  • Organização da Bibliografia; (1,0 pt)

  • Apresentação de objetivo e intenção na introdução; (1,0 pt)

  • Inclusão de experiências e vivências. (2,0 pts)

Total da Avaliação (10,0 pts)


sexta-feira, 17 de outubro de 2008

5- Conclusão


Bem, queridas alunas, chegamos ao final deste trabalho.
Por favor, deixem no mural de recados, ao lado, sua opinião sobre esta WebQuest, com sugestões, pontos positivos e negativos, para que possamos cada vez mais, melhorar nossos trabalhos.

Foi muito bom ter vocês participando conosco desta WebQuest!
Esperamos que tenham gostado e que coloquem em prática todo o conhecimento aqui adquirido.

Mas lembrem-se da frase da Profa. Dra. Heloísa Vieira da Rocha: Coordenadora do Núcleo de informática Aplicada à Educação - NIED; Unicamp e Coordenadora do Projeto TelEduc - Desenvolvimento de Tecnologia para EaD - IC-NIED/Unicamp: "Vejam sempre a tecnologia como uma aliada ao processo de aprender e ensinar. Ela deve ser fácil de usar e adequada aos objetivos de quem as usa. Desconfie sempre do que é difícil de usar ou que os leve a se preocupar mais com a tecnologia que com o tema de interesse."

Até a próxima!